segunda-feira, 23 de agosto de 2010

As Escolas (Gramática Geral)

Antes de Saussure estabelecer suas teorias sobre a linguística, duas grandes escolas vigoraram no meio linguístico, a Gramática geral e a Linguística Histórica. Nesse post vou falar um pouco sobre a Gramática Geral e no próximo, sobre a Linguística Histórica.

Antes da Gramática Geral os únicos estudos sobre a linguagem se davam por meio de especulações filosóficas e literárias. Não havia um estudo sistematizado sobre a linguagem, pois ela era vista como simples ferramenta usada para compreender a literatura e a filosofia.
Com o advento da Gramática Geral de Port Royal se inicia uma certa sistematização da linguagem. Ela passa a ser vista como espelho do pensamento, ou seja, o lugar em que há uma organização mais clara e objetiva do pensamento, sendo que o mesmo, expressa-se por meio dela. Devido à isso, começa-se a pensar em categorias da linguagem, como por exemplo, as noções de sujeito e predicado, pois o pensamento, seria expresso por meio das frases, divididas em sujeito e predicado.
Vê-se portanto, que passa a haver uma adequação da linguagem à uma certa lógica matemática: esse era o modelo de cientificidade da Gramática Geral, e tudo que fugisse dessa lógica passava a não ser considerado linguagem.

Esse estudo passa a ser questionado pela Linguística Histórica, no século XIX.
Falaremos sobre essa escola no próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário