sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Saussurianismo

Depois de algum tempo volto a postar no blog. No post anterior disse que postaria sobre o 'Saussurianismo'.
Saussure elaborou teorias que contribuíram (e muito!) com o desenvolvimento da Linguística enquanto ciência e desencadearam o surgimento do Estruturalismo. Inaugurou também, a semiologia, que ele entendia como um ramo mais geral dos signos.
Graças à sua teoria, passa-se a delimitar melhor o objeto da linguística.
Saussure instaurou na ciência, diversas dicotomias, tais como: Língua x Fala, Sincronia x Diacronia, Sintagma x Paradigma e Significante x Significado. Todas essas dicotomias estão bem explicitadas no CLG (Curso de Linguística Geral), obra organizada por seus alunos do passado.

Para Saussure, a língua é um sistema, composto por elementos, que na oposição adquirem seu valor.Quando alguma alteração se dá em um elemento, todo o sistema se reorganiza. Além disso, a língua seria um produto social depositada na  mente de cada falante da comunidade linguística, diferentemente da fala, que é individual e sujeita a fatores externos que fogem do controle do falante.
Além disso Saussure instaura a noção de signo linguístico (combinação do significante-imagem acústica com o significado conceito), e as suas características, tais como a arbitrariedade, a linearidade e a mutabilidade e imutabilidade.

Em suma, Saussure é considerado o pai da Linguística, e deve ser leitura obrigatória à todos os iniciantes em Linguística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário